Páginas

27/12/2013

TRILHA CAMINHOS DO MAR É REABERTA AO PÚBLICO

Desde o dia 15/12/13 a a trilha Ecoturismo Caminhos do Mar é 

Percorre a Estrada Velha de Santos. Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar e que percorre a Estrada Velha de Santos em meio a Mata Atlântica.

É possível acessar o trajeto, de 9,2 km de extensão, tanto por São Bernardo do Campo (Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42), quanto por Cubatão (Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 51, junto à Refinaria Presidente Bernardes). 

Os monumentos históricos existentes na via (algumas datadas do centenário da Independência do Brasil, em 1922) são tombados pelo Condephaat. Trechos da Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado com pedras a ligar o litoral ao planalto paulista, inaugurado em 1792, também estão abertos ao público.

Da trilha, também é possível contemplar a vista da Baixada Santista e da Usina Hidrelétrica de Henry Borden.

Conheça um pouco sobre cada monumento:

Casa de Visitas do Alto da Serra
Construída em 1926, era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão, atual Henry Borden. Atualmente a casa é um centro de apoio ao visitante e abriga exposição sobre a Usina Henry Borden.

Pouso de Paranapiacaba
Construção em alvenaria de pedra, tijolos e elementos de granito lavrado e circundado por varandas, integra-se completamente à paisagem. Era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo. Paranapiacaba, em tupi, significa "local de onde se vê o mar".

Ruínas do Pouso
Ruínas em alvenaria de pedra da casa que abrigou funcionários e trabalhadores durante a construção dos Monumentos da Serra, no km 44,5 do "Caminhos do Mar".

Belvedere Circular
Situada no primeiro cruzamento da Calçada do Lorena com o "Caminhos do Mar", no km 46, a construção em alvenaria de pedras e tijolos do Belvedere Circular, ou "Pouso Circular", era outro ponto de parada e mirante da paisagem local no trajeto da Serra.

Rancho da Maioridade
Ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos no km 47, seu nome é alusivo a Estrada da Maioridade, construída entre 1841 e 1846. Um painel de azulejos ilustra a subida da Serra por figuras políticas do século XIX.

Padrão do Lorena
Erigido em homenagem a Bernardo José Maria de Lorena, governador-geral da extinta Capitania de São Paulo, no km 47,2. O memorial contempla um medalhão em azulejos retratando Bernardo de Lorena. Os painéis de azulejaria laterais ilustram cenas do século XVIII, como tropeiros e mulas carregando mercadorias.


Pontilhão da Raiz da Serra
Originalmente marcava o início da subida da Serra. Localizado no km 51, possui placa comemorativa sobre a finalização da pavimentação em concreto do "Caminho do Mar", em 1925, no governo de Carlos de Campos.

Cruzeiro Quinhentista
Marca o início da transposição da serra entre o planalto e o litoral, alusivo à chegada dos Portugueses no litoral e as primeiras vias de ligação entre este e o planalto paulista.


Ecoturismo Caminhos do Mar
Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 ao km 51
Funcionamento do roteiro: terça a domingo, das 9h às 16h; para visitas, é necessário agendamento pelo telefone (13) 3372-3307
www.energiaesaneamento.org.br

Um comentário:

  1. Não consigo falar nos número que foram disponíveis, faz duas semanas que estão temporariamente fora de serviço, e foi reaberta a apenas 2 meses.

    ResponderExcluir