Páginas

04/09/2013

CASA DO PODER - PALÁCIO PAULISTA - até 30/03/14

O Palácio dos Bandeirantes exibe mostra "Casa do poder".

A mostra “Casa do Poder” apresenta pinturas, gravuras, mobiliário, arte sacra, fotos, documentos e objetos das coleções do Páteo do Colégio, do Palácio dos Campos Elíseos, do Palácio dos Bandeirantes e do Palácio Boa Vista e do Horto.

A exposição está dividida em três núcleos:
1) No primeiro núcleo estão expostos documentos históricos, imagens dos palácios sedes do governo e residências oficiais dos governantes. Também são destaque honrarias e uniformes de gala usados, ainda hoje, pelos militares que  atuam na Casa Militar dentro do Palácio dos Bandeirantes.
2) O segundo núcleo trata do protocolo utilizado quando do recebimento das visitas oficiais e de hóspedes ilustres; além dos presentes e honrarias trocadas pelos Chefes de Estado. Neste módulo o visitante vai conhecer também móveis – dos séculos passados - louças artísticas e com temática histórica.
Ainda nesse núcleo, na Galeria dos Governadores estarão expostos bustos e retratos de chefes do governo paulista desde 1889, data da passagem do Império para a República, até os dias de hoje. Estão expostos, ao todo, ao longo destes 124 anos, 31 retratos e 10 bustos de homens que governaram São Paulo.
3) no terceiro núcleo revela alguns destaques do Acervo e suas políticas de aquisição. Por meio da apresentação de obras como o Operário de Tarsila do Amaral, ícone do Modernismo brasileiro – neste núcleo se propõe uma reflexão sobre as mudanças do cenário de participação política na construção da sociedade.


O Pateo do Collegio, o Palácio dos Campos Elíseos, o Palácio do Horto e o Palácio Boa Vista (em Campos do Jordão) também foram sedes do governo paulista.

Local: Palácio dos Bandeirantes.
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo
Data: até 30 de março de 2014
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita e acessível a pessoas com deficiência
Informações: (11) 2193 8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas - agendamento em http://www.acervo.sp.gov.br/
Todas as visitas são acompanhadas por educadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário