Páginas

04/06/2012

GEOMETRIA DE SP

O engenheiro carioca Claudio Lobo, em seu livro "Geometria Urbana" (disponível em bit.ly/claudiolobo ), indica lugares para apreciar a geometria em SP.
1. Sala São Paulo
"No saguão principal, olhando para cima, há o teto de vitral colorido, que tem simetria e forma curvilínea. Repare nos desenhos do piso, com referência a folhas de café. No interior da sala, há um efeito de luz e sombra."
2. Pinacoteca do Estado
"À esquerda da entrada principal, há um coreto que fica já no parque da Luz. Olhando de lá, é possível apreciar vários painéis coloridos fixados nas janelas do museu. Repare
no contraste dessas obras com as paredes externas."
3. Igreja de Santa Ifigênia
"Os vitrais belgas em formato de rosáceas são belíssimos. O chão da igreja tem desenhos de uma simetria incrível e cores que agradam tremendamente, mesmo para um daltônico como eu. Pena que o prédio sofra de má conservação. "
4. CCBB
"O vitral, que ilumina naturalmente os corredores dos vários andares, é um espetáculo único de cor, desenho e forma. Se quiser ter uma noção de volume e peso, visite a sala do cofre, no subsolo desse prédio que foi construído em 1901."
5. Theatro Municipal
"Depois da reforma, o
Municipal voltou a ocupar seu lugar na vida da cidade. Destaco o projeto arquitetônico e resisto chamar de postes de iluminação aquelas obras de arte que ficam na escadaria: para mim, são esculturas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário